segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As Músicas Que Nos Conquistaram em 2012.


Antes de começar efetivamente as novas resenhas (já temos uma lista aguardando), sentimos a necessidade de deixar esse registro das músicas que nos conquistaram em 2012 e que, com certeza vão continuar no nosso player em 2013. Esperamos que gostem e que ouçam essas delícias.

She’s 22 – Norah Jones
Norah Jones sempre foi boa para fazer músicas melancólicas mas em "She’s 22" ela se superou. Talvez por essa música trazer uma melancolia crua. De longe a minha preferida no "Little Broken Hearts.

Nothing But Time – Cat Power
Faixa do mais recente disco de Cat Power, "Nothing But Time" me encanta por ser o oposto da música de Norah Jones,  é uma canção que soa otimista, gostosa de ouvir e cantar junto, ainda que sua letra não seja tão pra cima assim. 

Chegar em Mim – Céu
O disco "Caravana Seria Bloom" é todo bom, mas "Chegar em Mim", a música que encerra o disco, é a cereja em cima do bolo, é uma aula de como fazer uma música romântica sem ser piegas ou cafona.

Eclipse Oculto – Céu
E Céu, no final do ano, entrou para a minha lista de músicas preferidas de novo. Dessa vez com a versão espertinha e pra cima que fez de um clássico de Caetano Veloso. Sabe aquela música feita pra ouvir com som alto? Então, é esse o caso. Do mesmo disco, (A Tribute to Caetano Veloso), ouça Momo, em "Alguém Cantando".

Porto Alegre – Tulipa Ruiz
Outra coletânea em homenagem a um grande artista de nossa MPB. Dessa vez o homenageado é Péricles Cavalcanti, com um disco em que as novas musas da MPB cantam seus principais sucessos. Coube a Tulipa Ruiz interpretar "Porto Alegre" (do repertório de Adriana Calcanhotto), em uma versão linda e que só a Tulipa poderia fazer. 

Samba a Dois – Jô Nunes
Idealizado pelo site Musicoteca, que disponibiliza músicas de forma legal e gratuita, a coletânea Re-Trato presta uma belíssima homenagem ao grupo Los Hermanos. Jô Nunes, com sua voz suave e deliciosa se encarregou de regravar "Samba a Dois" e o resultado não poderia ser melhor.

Tropicalea Jacta Est – Tom Zé e Mallu Magalhães
No disco que Tom Zé revisita a Tropicália com primor e originalidade, "Tropicalea Jacta Est" se destaca com a participação primorosa de Mallu Magalhães, usando de artifícios únicos como somente o grande Tom Zé sabe fazer.

Canto das Três Raças – Mariana Aydar
Em “Cantoras do Brasil”, programa que foi ao ar pelo Canal Brasil, cantoras da nova geração reviveram músicas de artistas consagradas no passado. A Mariana Aydar coube homenagear Clara Nunes e sua versão de "Canto das Três Raças" ficará marcada para sempre como o grande destaque do programa.

Ou Não – Cinco a Seco
A reunião de cinco grandes músicos, embora desconhecidos do grande público, resultou, para mim, na formação de um dos melhores grupos da atualidade. O seu show ao vivo no Ibirapuera, registrado em CD e DVD conta com a participação de Lenine em "Ou Não". Excelente.

Altos e Baixos – Roberta Sá
Em "Segunda Pele", seu disco mais pop, Roberta Sá canta a inconstância e a busca pelo sucesso, mesmo que efêmero, em "Altos e Baixos", grande destaque do disco.

Por Rafael Tavares e André Ciribeli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário