quarta-feira, 10 de abril de 2013

Resenha de disco: The Emancipation of Mimi, o melhor disco de Mariah Carey na década 00


Aposto uma pequena fortuna (que eu não tenho, aliás) que alguns leitores do Esfinge estão coçando suas cabeças e pensando: “Sério mesmo que ele vai falar bem de um disco de... Mariah Carey?” Ora leitores, why not?
Só existem duas explicações plausíveis para MC ser amada e odiada em igual medida desde os anos 90 e continuar no showbizz há mais de duas décadas: ou ela é uma grande marqueteira, ou algum talento ela tem, mesmo que hoje ele não seja tão vigoroso quanto fora antes. Eu prefiro acreditar na segunda opção.
Quem prestar atenção na voz de Mariah em suas primeiras gravações ouvirá algo que dificilmente se encontrará em outra cantora: vozeirão daquele, poucas tiveram. Além é claro, de um talento para levar para uma massa branca uma música genuinamente negra, lembrando que estamos no contexto norte-americano, e lá a segregação racial é bem mais latente e evidente do que em nosso país.
Infelizmente, Mariah não escapou ao passar do tempo: sua voz já não é a mesma, o gosto do público também não e a cantora teve que ceder à cartilha da mulher-objeto, de canções insinuantes, que obviamente não combinam com seu perfil físico. Lembro-me de ouvir ou ler em algum lugar alguém dizendo que ela não precisa mostrar tanto o corpo, ela tem voz, e com aquela voz, já era suficiente.
Um dos fatores que (talvez) diminuíram sua credibilidade foi sua excessiva "sexualização", mas também a perda de capacidade vocal. Nesse cenário – que inclui uma série de discos fracos e desinteressantes –, Mariah  acabou surpreendendo em 2005 com um The Emancipation of Mimi, um álbum que não fugia à regra da mulher-gostosa, mas que trazia algum frescor para esse contexto e que, pelo menos, não soava forçado.
Sua voz não está maravilhosa como já esteve, os temas podem até ser repetidos, mas The Emancipation é gostoso de ouvir, soa honesto e, digamos, menos vulgar (ou cafona). Carey se afasta levemente do hip-hop, flerta com suas origens e faz gol. Stay the Night, One and Only e Joy Ride foram feitas para ouvir no repeat. E até a “feita-pra-balada” It’s like That agrada.
Para aqueles que ainda rejeitam, odeiam e execram a cantora, ouçam então o seu MTV Unplugged, que só peca em ser tão curtinho: na gravação de 1992 sua voz está límpida e ela canta a plenos pulmões.
Deem uma chance a Mariah, se não vale respeita-la pelo que canta – e como canta – hoje, não dá pra negar o que (e como) ela já cantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário