terça-feira, 27 de dezembro de 2011

2011 Musical - Parte 02: Os Destaques de 2011 no Mercado Fonográfico.

Continuando a lista dos dez melhores lançamentos de 2011, o Blog Esfinge Cultural lista as cinco primeiras colocações. Deve-se considerar que o presente ano teve realmente grandes lançamentos, mas o Blog escolheu os artistas mais criativos ou aqueles que foram mais coesos dentro do seu estilo musical. Eis os cinco primeiros colocados:

5 - Superheavy - Superheavy: A super banda composta por Mick Jagger, Joss Stone, Damian Marley, A. R. Rahman e Dave Stewart, lançou um disco homônimo mesclando as referências musicais de cada um, mas é na potente voz de Joss Stone e no delicioso reggae do filho mais novo de Bob Marley que a banda encontrou seu lugar e se acerta, fazendo jus ao título de Super. Não se sabe se haverá outros discos ou se a banda entrará em turnê, mas o certo é que esse grandioso disco ficou marcado para os amantes da boa música.

4 - Pitanga em Pé de Amora - Pitanga em Pé de Amora: Disco homônimo do grupo Pitanga em Pé de Amora, lançado no início do ano e disponibilizado para download gratuito no site da banda, mescla forró, MPB, frevo e até jazz em um som delicioso, seja para relaxar lendo um bom livro ou até mesmo arriscar uma dança a dois.

3 - Cícero - Canções de Apartamento: Com um disco encantador, Cícero soa leve, seu violão nos acalenta e por vezes nos encontramos pensativos ao ouvir suas músicas. Cícero se mostra um artista brilhante e de uma sensibilidade ímpar. O clipe de "Tempo de Pipa" pode ser considerado, embora simples, como um dos mais sublimes dos últimos tempos.

2 - Adele - 21: Adele foi o grande nome de 2011. As vendas de seu segundo disco superou todas as expectativas, transformando-a em um fenômeno da música. Seu canto visceral, sentimental e emotivo embalaram o dia a dia de várias pessoas ao redor do mundo, com destaque para "Rolling in the Deep" e "Someone Like You". Embora tendo que se ausentar por conta de um problema na garganta, seu DVD "Live at the Royal Albert Hall", conseguiu captar toda a potência e grandiosidade de seu canto.

1 - Mariana Aydar - Cavaleiro Selvagem Aqui Te Sigo:
Mariana Aydar merece com louvor o primeiro lugar. Seu fantástico disco é além de inovador, dono de uma produção luxuosa, contando com a mão do maestro Letieres Leite da Orquestra Rumpilezz. Esse é o disco mais introspectivo da cantora e mesmo assim, o mais completo. Sua regravação de Galope Rasante, música popularizada na voz de Zé Ramalho é de uma grandiosidade e exuberância cinco estrelas. Mariana vai além, ela regrava "Vai Vadiar" de Zeca Pagodinho e encanta no xote "Preciso do Teu Sorriso", sempre com uma qualidade vocal perfeita e uma produção impecável. Juntando perfeição e qualidade, é de Mariana Aydar o primeiro lugar da nossa lista.

3 comentários:

  1. Os comentarios mais inteligentes e sensatos sao encontrados e admirados na Esfinge Cultural!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, comentários perfeitos! ;) Já tinha visto hoje uma matéria a respeito do mercado fonológico nO Globo, mas não com a crítica necessária e com nomes mais conhecidos, sem as novas e surpreendentes opções musicais, das quais raramente, ou nunca, ouvimos falar por conta de uma mídia viciada. De todos os nomes citados, me falta ouvir Pitanga em pé de amora e Cícero. Vou procurá-los!

    ResponderExcluir
  3. A propósito, creio que você deva ter tido dificuldades no primeiro e segundo lugares, porque ambas são divinas, Mariana Aydar e Adele. Acho que colocaria um empate por não conseguir decidir entre as duas, que são tão perfeitas e diferem tanto em estilos.. Páreo duro! =D

    ResponderExcluir