quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cinema: Os Destaques de 2011 na Indústria Cinematográfica.

O ano de 2011 veio recheado de grandes filmes e diretores consagrados se mostraram inspirados. Claro, obviamente, como todos os anos, lixos cinematográficos também vieram aos montes, sendo sucessos de bilheteria e arrecadando milhões. Porém, o Blog Esfinge Cultural prefere os filmes inteligentes, com bons roteiros e interpretações dignas de aplausos. Resolvemos não incluir os principais filmes que concorreram ao Oscar 2011. Dessa vez, sem colocar filmes em melhores ou piores posições, listaremos os destaques do ano e uma pequena crítica sobre cada um, levando em conta a qualidade da história contada, não o sucesso frente ao público.

* Meia Noite em Paris: A história de Gil (Owen Wilson), escritor um tanto quanto frustrado que encontra a verdadeira "inspiração" na encantadora Paris, é contada por Woody Allen de uma forma sensível e peculiar, como só ele consegue fazer. O diretor faz com Paris o que fez com Barcelona no excelente "Vicky Christina Barcelona". O filme conta ainda com Rachel McAdams e Carla Bruni no elenco.

* Melancolia: Ao divulgar seu filme no festival de Cannes, o polêmico diretor Lars Von Trier causou alvoroço ao afirmar que entendia as ações de Hitler. Barulhos a parte, ele conseguiu novamente lançar um excelente filme. Melancolia trata do fim do mundo através de dois pontos distintos, onde Kirsten Dunst faz uma mulher conformada com o acontecimento e Charlotte Gainsbourg mostra desespero frente a situação. Filme tenso e forte, característica do diretor.

* A Pele Que Habito: E Almodóvar consegue encontrar o seu lugar nesse maravilhoso filme onde Antonio Banderas é o protagonista. Genial, ele lança um filme de terror onde o terror se encontra nos diálogos, nos objetos, nas angústias veladas. Banderas é um cirurgião plástico que perdeu sua mulher em um acidente e passa a tentar criar uma pele em um laboratório, pele essa que poderia ter salvado sua esposa. Filme curioso e criativo.

* O Palhaço: Tendo Selton Mello como diretor e protagonista, o filme conta a história de um palhaço procurando a alegria de viver. Ao mesmo tempo que leva alegria às pessoas, ele se questiona sobre o quê traz alegria a ele. Sensível e conceituado como uma comédia inteligente, difere da maioria dos filmes brasileiros comerciais.

* Não me Abandone Jamais: O diretor Mark Romanek está a frente deste filme sobre clonagem, mas tratando do assunto com extrema sensibilidade e delicadeza. Emocionante e questionador é um filme que nos faz pensar se toda a tecnologia da época atual existe mesmo para facilitar nossa vida. Com Carey Mulligan, Keira Knightley e Andrew Garfield no elenco.

* O Deus da Carnificina: Roman Polanski está de volta na direção de inquietante filme preso a diálogos. Quando dois garotos brigam, seus pais resolvem marcar um reunião para tratar do problema e é aí que o filme se desenrola. Com Jodie Foster e a maravilhosa Kate Winslet.

* Lope: A cinebiografia de Félix Lope de Vega chega às telonas de forma eficaz com direção de Andrucha Waddington em co produção entre Brasil e Espanha. Com Alberto Ammann e Selton Mello no elenco.

* Precisamos Falar Sobre Kevin: Com direção de Lynne Ramsay, o filme conta a história de Kevin, que é preso após cometer uma chacina em seu colégio e sua mãe, atônita, só encontra consolo após começar a se corresponder com seu marido, que não vê faz anos. Belíssima interpretação da mãe, vivida por Tilda Swinton.

* Um Sonho de Amor: Outro filme com Tilda Swinton, dirigido por Luca Guadagnino, trata do drama de uma família residente em Milão, que é surpreendida quando várias mudanças começam a dar novos rumos a cada membro da família.

* Uma Doce Mentira: Novo filme de Audrey Tautou, imortalizada como Amélie Poulain. Dirigido por Pierre Salvadori, o filme é uma comédia leve e sensível, que trata das confusões originadas quando Emmilie envia para sua mãe uma carta de amor que lhe foi endereçada, a fim de proporcionar à mesma mais alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário